Página inicial > Últimas Notícias > Dia do Viverista de Citros e II Citros Tour

Dia do Viverista de Citros e II Citros Tour

• Publicado: Quinta, 01 de Novembro de 2018, 14h40
  • Última atualização em Quinta, 01 de Novembro de 2018, 14h40

Foi sediado no auditório da Universidade Federal Rural da Amazônia no dia 30 de outubro o Dia do Viverista de Citros e II Citros Tour. O evento foi organizado pela Embrapa e pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento em parceria com a Prefeitura Municipal de Capitão Poço, ADEPARA, Citropar, Zampa e demais parceiros. Fez-se presente no decorrer do evento discentes dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal, docentes do campus, agricultores, produtores, multiplicadores, extensionistas, pesquisadores e formuladores de políticas públicas além de autoridades do município.

O evento vem sendo realizado pela EMBRAPA em várias regiões do Brasil e Capitão Poço como polo citrícola da Região Nordeste do Pará não poderia ficar de fora. Objetivou-se com esta ação abordar técnicas sobre a produção de mudas cítricas, foram apresentados os avanços e inovações tecnológicas do programa de melhoramento para produção de mudas agregando a visão de empresários e agricultores do ramo da produção.

“A citricultura representa relevante fonte de renda para o estado do Pará, notadamente para a economia do município de Capitão Poço que constitui um reconhecido pólo citricultor da região norte do país. Assim sendo, é com grande satisfação que a UFRA- campus Capitão Poço está sediando o Dia do Viveirista de Citros e II Citros Tour entre os dias 30 e 31 de outubro de 2018. O evento é organizado pela Embrapa Amazônia Oriental, coordenado pelo Dr. Fábio de Lima Gurgel, e conta com a participação de pesquisadores de outras instituições, professores e alunos da UFRA, além de citricultores e viveiristas de diferentes regiões do país. A meta principal é contribuir com a divulgação de novas tecnologias geradas pela pesquisa aos citricultores e, assim, alavancar ainda mais a importância do citros no Estado contribuindo para uma maior fonte de renda aos produtores. Um tema de suma importância e recorrente no evento é a conscientização da produção de mudas em viveiro, livres do ataque de pragas e doenças, além da divulgação de diferentes porta-enxertos resistentes a certas doenças e com maior potencial produtivo em relação aos anteriormente utilizados na região. Dessa forma, estamos certos de que a UFRA, em apoio à organização deste evento pela Embrapa, cumpre com seu papel frente à sociedade na tríade Ensino, Pesquisa e Extensão. (Profº Drº. Eric Victor)”

citrivultura 6.jpgcitricultura 5.jpgcitricultura 1.jpgcitricultura 4.jpgcitricultura 2.jpgcitrucultura 3.jpg

AdmirorGallery 5.1.1, author/s Vasiljevski & Kekeljevic.
Website secured by Security Audit Systems, visit our cyber security website