Página inicial > Guia do usuário da biblioteca

Guia do usuário da biblioteca

Publicado: Segunda, 09 de Outubro de 2017, 16h44 | Última atualização em Quarta, 24 de Outubro de 2018, 08h43 | Acessos: 1430

Este guia tem como objetivo facilitar o uso dos serviços oferecidos pela biblioteca aos seus usuários.

NOSSA MISSÃO
Oferecer acesso informacional aos programas de ensino, pesquisa e extensão da UFRA,
compreendendo os alunos regularmente matriculados na universidade, professores e técnicos administrativos do campus de Capitão Poço.

ACERVO
O acervo da biblioteca é composto de livros, periódicos, folhetos, dissertações, monografias, publicações oficiais, materiais audiovisuais.
Atende aos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Biologia, Sistemas de Informação e Lic. em Computação.
A partir de qualquer computador com acesso à internet o usuário poderá realizar a Pesquisa ao Catálogo on line (GNUTECA) da biblioteca no endereço eletrônico www.bc.ufra.edu.br. A Biblioteca disponibiliza um computador somente para este fim.

• USUÁRIOS
    Documentos necessários para inscrição:
    Discentes, docentes e técnicos: Ficha Cadastral(devidamente preenchida) e 01 foto 3x4 (recente).

PRODUTOS E SERVIÇOS CONSULTA LOCAL
Livre acesso ao acervo, não sendo permitido ao usuário entrar com pastas, bolsas, mochilas e afins.

EMPRÉSTIMO DOMICILIAR
Discente: até 02(dois) títulos
Docentes e técnicos: até 03(três) títulos

PRAZO DE EMPRÉSTIMO
Discentes: 05(cinco) dias
Docentes e Técnicos: 10(dez) dias
Contados a partir da data de retirada do material

RENOVAÇÃO DE EMPRÉSTIMO
Pode-se renovar o empréstimo de material, por igual período, uma única vez.

EXCEÇÕES DO SERVIÇO DE EMPRÉSTIMO
Livros que possuam apenas 01(um) exemplar na biblioteca são definidos de "consulta local", portanto, não podem ser de empréstimo domiciliar. Salvo aos finais de semana, em que o usuário retira o livro na sexta-feira e o devolve na segunda-feira.

PENALIDADES
Os usuários que atrasam na devolução de documentos são suspensos do serviço pelo dobro de dias de atraso.

ESPAÇO DE PESQUISA
O espaço de pesquisa disponibiliza computadores com acesso à internet, somente para uso e fins acadêmicos.

• Não é permitida a retirada de materiais do espaço de pesquisa, tais quais: conectores, teclados, mouses e cabos de rede dos computadores, cadeiras e mesas. Do contrário, o funcionamento do espaço será interrompido e ficará indisponível por tempo indeterminado.
  • Aqueles usuários que possuem notebook, devem utilizá-los no salão de estudo, favorecendo e priorizando o espaço de pesquisa para aqueles usuários que não dispõem de recursos próprios.

SALA DE ESTUDO EM GRUPO
A Biblioteca possui uma Sala de Estudo em Grupo com um computador,  oferecendo suporte nos estudos e permitindo que seus usuários tenham mais  liberdade e privacidade para discutirem suas ideias e atividades. A solicitação de uso da sala será por meio de agendamento na própria biblioteca. Cada  grupo (mínimo de três pessoas) reservará o direito de permanecer na sala pelo período de 1(uma) hora, caso não haja solicitação ou agendamento de outro grupo, os ocupantes poderão prorrogar a sua permanência por igual período.

TREINAMENTO DE USUÁRIOS
Minicurso de Normalização de Trabalhos Acadêmicos de acordo com a ABNT (mediante agendamento);
Treinamento de acesso ao portal de periódicos da CAPES (mediante agendamento);

ELABORAÇÃO DE FICHA CATALOGRÁFICA
Disponível para discentes em fase de conclusão de curso (mediante agendamento);

EMISSÃO DE DECLARAÇÃO
É emitida ao discente que solicitar trancamento de matrícula, transferência  para outro Campus ou IES, desistência de curso e acadêmicos egressos (concluintes de curso) declaração de "nada consta", somente, se este não  estiver com pendências de materiais nesta biblioteca. A ausência da referida  declaração implicará no não recebimento do diploma/certificado do formando.
Norma válida, também, para servidores técnicos administrativos e docentes  que solicitarem licença temporária, exoneração, redistribuição, remoção e  aposentadoria.

NORMAS BÁSICAS PARA O BOM USO DA BIBLIOTECA E DO ACERVO

• A biblioteca possui ambientes destinados à pesquisa, como, salão para estudo/leitura, sala de estudo em grupo e espaço de pesquisa com acesso à internet.
  • Atender às necessidades informacionais dos usuários é a meta da biblioteca. Portanto, procure manter silêncio, não falar alto, atender ao celular ou utilizar equipamentos sonoros que possam prejudicar o nosso ambiente de estudo;
  • Assim como, NÃO COMER OU BEBER NAS DEPENDÊNCIAS DA BIBLIOTECA, pois, os resíduos deixados favorecem a proliferação de fungos, insetos,  roedores que podem prejudicar e comprometer a saúde dos outros usuários e a conservação do acervo.

UFRA – Campus Capitão Poço
Rod. Pa 124, Km 0, Rua Do Pau Amarelo, S/N.
Bairro Vila Nova
Cep.: 68650-000 – Capitão Poço/Pa

FUNCIONAMENTO
08h – 21h (sem intervalo para o almoço)