Página inicial > Últimas Notícias > UFOPA desenvolve Projeto Cunhantã++ com participação de professora da UFRA

UFOPA desenvolve Projeto Cunhantã++ com participação de professora da UFRA

• Publicado: Segunda, 18 de Março de 2019, 23h55
  • Última atualização em Terça, 19 de Março de 2019, 00h08

Ocorreu no dia 15 de março de 2018 na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) Campus Oriximiná o Evento de Abertura do Projeto Cunhantã++: Desconstruindo estereótipos e Ampliando a Rede de Informações na Amazônia. O evento contou com palestras, mesa redonda e apresentação do projeto à comunidade. O presente projeto conta com o apoio financeiro do CNPq, por meio da Chamada CNPq/MCTIC Nº 31/2018 - Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, e é coordenado por Flávia Pessoa Monteiro, professora e coordenadora do curso de Sistemas de Informação da UFOPA Campus Oriximiná.

WhatsApp Image 2019-03-18 at 17.01.49.jpeg   WhatsApp Image 2019-03-18 at 17.01.35.jpeg

Profa. Flávia Pessoa Monteiro - UFOPA                                                  Profa. Evelin Helena Cardoso - UFRA

O projeto também é integrado por uma equipe de pesquisadoras de várias instituições de pesquisa e ensino, incluindo a professora Evelin Helena Silva Cardoso, da UFRA Campus Capitão Poço, que na ocasião realizou a palestra intitulada "Mulheres e meninas na Ciência: a tecnologia como ferramenta de igualdade e Transformação."

O projeto Cunhantã++ busca incentivar a participação de mulheres na área de ciências exatas, especialmente na área de Computação, por meio da parceria entre Universidade e escolas de ensino básico. A missão do projeto é aproximar meninas e mulheres, as cunhantãs, dos arredores de Oriximiná-PA e da comunidade Remanescente de Quilombo Abui/Território Alto Trombetas I das ciências exatas, engenharias e computação a fim de aumentar o número de mulheres nortistas na academia e no mercado de trabalho nestas grandes áreas como ferramenta de empoderamento feminino.

WhatsApp Image 2019-03-18 at 17.01.18.jpeg   WhatsApp Image 2019-03-18 at 17.02.16.jpeg

Palestra da Profa. Evelin Cardoso no evento.                                                   Premiação de melhor ideia de APP voltado para o empoderamento feminino