Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Descrição do Curso
Início do conteúdo da página

Descrição do Curso

Publicado: Quinta, 29 de Março de 2018, 17h51 | Última atualização em Quarta, 16 de Janeiro de 2019, 18h53 | Acessos: 554

Objetivo Geral do Curso:

Formar profissionais na área de Sistemas de Informação com conhecimentos sólidos em Ciência da Computação, Administração e Tecnologias da Informação, cônscios de sua responsabilidade social, ética e ambiental para atuar de forma crítica, criativa, sistêmica e interdisciplinar na compreensão e resolução de problemas de empresas e organizações de âmbito público ou privado.

Perfil Profissional do Egresso:

É esperado que ao longo do curso, o egresso adquira conhecimentos que infundam a autonomia, respeito, responsabilidade e tomada de decisões sobre a importância da computação e do empreendedorismo. Buscando sempre, desempenhar o papel profissional na sociedade dentro do princípio da ética e moral.
Além disso, é importante que o egresso tenha uma ampla visão na área computacional e empreendedora na região a qual convive, viabilizando ideias, trabalho e pesquisa dentro da área de conhecimento com objetivo de fornecer crescimento tecnológico e sustentável para a região.
Pretende-se que o egresso tenha condições de assumir um papel de agente transformador da sociedade, sendo capaz de provocar mudanças por meio da incorporação de novas tecnologias da informação na solução dos problemas e propiciando novos tipos de atividades, agregando:
a)  Domínio de novas tecnologias da informação e gestão da área de Sistemas de Informação, visando melhores condições de trabalho e de vida;
b)  Conhecimento e emprego de modelos associados ao uso das novas tecnologias da informação e ferramentas que representem o estado da arte na área;
c)  Conhecimento e emprego de modelos associados ao diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação de projetos de sistemas de informação aplicados nas organizações; e
d)  Visão humanística consistente e crítica do impacto de sua atuação profissional na sociedade, nas organizações e no meio ambiente.

Competências e Habilidades:

Para desenvolver habilidade da resolução de problemas do mundo real, os profissionais de Sistemas de Informação necessitam compreender a complexidade organizacional, em suas diversas dimensões, e fazer uso de conceitos, metodologias, técnicas e ferramentas da área de Sistemas de Informação para se instrumentalizar e atuar satisfatoriamente neste ambiente.

Desta forma, o egresso do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da UFRA - Campus Capitão Poço é um profissional habilitado a resolver as seguintes classes de problemas:

  • Modelagem dos problemas organizacionais com o uso dos conceitos, métodos, técnicas e ferramentas apresentados no curso;
  • Identificação de solução computacional, baseada no conhecimento do estado da arte na área de tecnologia da informação e suas aplicações no mundo organizacional;
  • Montagem de projetos específicos para a viabilização das soluções apontadas, envolvendo a especificação das ferramentas de hardware e software necessárias;
  • Validação e transmissão da solução do problema de uma forma efetiva e contextualizada ao problema original;
  • Contextualização no ambiente organizacional e conhecimento da função gerencial.

Assim, o egresso do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da UFRA - Campus Capitão Poço deve dispor de uma sólida formação conceitual (conhecimento explícito) aliada a uma capacidade de aplicação destes conhecimentos científicos em sua área de atuação (conhecimento tácito) de forma a agregar valor econômico à organização e valor social ao indivíduo. Neste sentido, as competências (conhecimento explícito + conhecimento tácito) do profissional de Sistemas de Informação podem ser agrupadas em: Competências Tecnológicas, Competências Gerenciais e Competências Humanísticas.

Competências Tecnológicas:

As competências Tecnológicas adquiridas pelo egresso podem ser definidas como:

  • Capacidade de utilização de ferramental teórico-prático de modelagem de dados e de processos, no desenvolvimento, validação, implantação e manutenção de sistemas de informação e no estudo de seu comportamento;
  • Capacidade de realização de diagnósticos e estudos de viabilidade para projetos de informatização de organizações ou de um segmento destas;
  • Capacidade de auxiliar os profissionais de outras áreas a compreenderem a forma com que os sistemas de informação podem contribuir para as áreas de negócio;
  • Capacidade de concepção e especificação da arquitetura da tecnologia de informação capaz de suportar os sistemas de informações das organizações; e
  • Capacidade de dominar tecnologias relacionadas aos sistemas de computação: arquitetura de computadores, sistemas operacionais, redes de computadores e sistemas distribuídos, entre outras.

Competências Gerenciais:

As competências Gerenciais adquiridas pelo egresso podem ser definidas como:

  • Capacidade de utilização da análise de sistema, de forma efetiva e eficaz, na racionalização operacional das atividades da organização, abrangendo planejamento, implementação e avaliação;
  • Capacidade de visualização ampla e atualizada da gerência de projetos de informatização;
  • Capacidade empreendedora, de forma a agir como verdadeiro agente de mudanças, na empresa ou em seu próprio negócio;
  • Capacidade de participar do acompanhamento e monitoramento da implementação da estratégia da organização, identificando as possíveis mudanças que podem surgir pela evolução da tecnologia da informação; e
  • Capacidade de diagnosticar e mapear, com base científica, problemas e pontos de melhoria nas organizações, propondo alternativas de soluções baseadas em sistemas de informação.

Competências Humanísticas:

As competências Humanísticas adquiridas pelo egresso podem ser definidas como:

  • Capacidade de utilização dos conhecimentos obtidos para um desempenho profissional bem-sucedido, com base nos valores éticos que norteiam a vida em sociedade;
  • Flexibilidade suficiente para se adaptar e absorver as rápidas mudanças do mercado de trabalho e da tecnologia da informação;
  • Habilidade de relacionamento interpessoal, favorável ao trabalho em equipe;
  • Habilidade de ter uma visão contextualizada da área de sistemas de informação em termos políticos, sociais e econômicos; e
  • Capacidade de expressar ideias de forma clara, empregando técnicas de comunicação apropriadas para cada situação.

Resolução de Criação do Curso de Sistemas de Informação

Fim do conteúdo da página